Acerca de nós

A minha foto
Lisboa, Lisboa/Baixa, Portugal
Somos um grupo de 4 elementos, interessados em saber mais sobre animais que são abandonados ou maltratados, o que o causa e como evita-lo. Esperamos que se sensiblizem como o nosso blog...!

terça-feira, 27 de maio de 2008

Os Direitos dos Animais


"A GRANDEZA DE UMA NAÇÃO PODE SER JULGADA PELO MODO QUE SEUS ANIMAIS SÃO TRATADOS"
Mahatma Gandhi

" VIRÁ O DIA EM QUE A MATANÇA DE UM ANIMAL SERÁ CONSIDERADA CRIME TANTO QUANTO O ASSASSINATO DE UM HOMEM "
Leonardo da Vinci

"QUANDO O HOMEM APRENDER A RESPEITAR ATÉ O MENOR SER DA CRIAÇÃO, SEJA ANIMAL OU VEGETAL, NINGUÉM PRECISARÁ ENSINÁ-LO A AMAR SEU SEMELHANTE "
Albert Schwweitzer ( Nobel da Paz de 1952 )



Os animais domésticos ( cães, gatos, pássaros, etc ) têm direitos como nós temos. Direito a uma alimentação adequada, água limpa o quanto for necessária, vacinas e espaço suficiente para seu deslocamento e desenvolvimento.
Os animais merecem respeito e compaixão, pois são capazes de sentir medo, dor, fome, sede, solidão, tristeza e saudade, além de vários outros sentimentos que nós "humanos" sentimos. Em vista disso não podemos concordar com experiências de laboratório, matadouros, touradas, rodeios, etc...
Deve-se lembrar que os animais não são brinquedo para crianças e adultos. Eles são seres vivos e com necessidades básicas. Não estão cumprindo pena serem confinados em espaços mínimos e deixados lá por dias sem a mínima atenção. No caso de cães de grande porte, é importante que tenham espaço para correr, se exercitar. Evitem pássaros em gaiolas... imaginem o sofrimento dessas aves impedidas de bater suas asas, solitárias em suas gaiolas. Quando se adquire um animal, um cão por exemplo, deve-se pensar que ele vive em média 15 anos e que você será responsável por ele durante todo esse tempo, não se joga na rua um ser vivo que depende totalmente de você só porque você enjoou e não quer mais ou porque ele já está velhinho. Pense bem! Você gostaria que fizessem o mesmo com você?
Os animais que prestam serviços ao homem (cavalos, bodes, burros, etc) devem ter água e alimemtação adequada e suficiente pelo esforço (na grande maioria das vezes, nem reconhecido) que fazem no seu trabalho diário. Tendo também direito ao descanso . Trabalhar e/ou carregar apenas o peso que possam suportar sem prejuízo a sua saúde e idade. Caso veja um "charreteiro" chicoteando o animal, colocando em suas costas mais peso do que o pobre animal aguenta, não seja conivente...reclame, proteste...pergunte quando foi a última vez que ele ofereceu água e alimento ao animal? Eles esquecem as necessidades do animal, obrigando-o a trabalhar o dia inteiro sem lembrar que eles sentem sede e fome.
Os animais merecem acima de tudo, carinho e respeito !
Temos que acabar com a mentalidade de que enquanto tivermos crianças necessitadas, não podemos nos preocupar com os animais (essa mentalidade é pobre e antiquada). Uma coisa independe da outra. Podemos nos preocupar com as crianças, os animais e a natureza simultâneamente !
Caso contrário poderá ser tarde demais !!

1 comentário:

Nuno Pereira disse...

Não como vosso professor, mas como amigo dos animais, sugiro que visitem este site institucional. Tenho o prazer de os conhecer pessoalmente e de já ter participado em algumas acções.

http://www.animal.org.pt/